Olá, tudo bem? Uma empresa deve zelar pelo seu crescimento financeiro e para isso deve se atentar a diversos pontos, um dos principais é a DRE ou Demonstração de Resultados.
Estruturar e analisar uma DRE pode até parecer uma tarefa difícil, mas com nossas dicas você vai perceber que não é bem assim.
Aprenda a montar a sua própria estrutura da DRE e como analisá-la, lendo este artigo:
- O que é DRE;
- Estrutura da DRE;
- Análise da DRE;
Boa Leitura!
O que é DRE
A DRE ou Demonstração de Resultados é um relatório contábil que é muito utilizado para medir os resultados da empresa em determinado período. Deve ser emitido anualmente, conforme a legislação exige, conforme as leis N°6.404/76 e N°11.638/0, mas também é um auxílio para que as empresas avaliem sua situação financeira.
Os dados da empresa devem ser organizados e estruturados de forma fácil e intuitiva assim facilita-se a análise, a fim de verificar se os resultados da empresa naquele período foram positivos ou negativos, através da comparação entre receitas e despesas.
Apesar de se tratar de um relatório de fácil elaboração, existem alguns pontos que devem ser seguidos para a estruturação da DRE e deve ser levada a sério, até porque não trata-se de apenas uma obrigação, pode ser uma ferramenta aliada para a elaboração de métricas de melhoria e crescimento a partir da análise, assim como o balanço patrimonial e o demonstrativo de fluxo de caixa relatórios mais importantes para a gestão da empresa.
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Estrutura da DRE
A DRE é elaborada com os resultados gerados a partir das atividades operacionais e não operacionais da empresa, mediante projeções de crescimento, custos, modelo fiscal e outros.
Apesar de existirem alguns modelos prontos de DRE, deve-se atentar para as adaptações necessárias para a sua empresa e seu segmento, retirando ou colocando alguns itens.
A base para a estruturação da DRE engloba 11 principais pontos:
Receita Bruta:
O registro de tudo que entra no caixa/patrimônio da empresa, como por exemplo, vendas de bens, prestação de serviços e recebimento de juros, royalties e dividendos.
Deduções e abatimentos:
Se refere às devoluções de vendas, os descontos oferecidos e os abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS e ISS, que abatem no valor da receita bruta.
Receita Líquida:
É o valor exato que a empresa recebe pela venda de seus produtos ou serviços, é obtido a partir da receita bruta menos as deduções apresentadas.
CPV, CMV ou CSP:
O Custo de produtos vendidos (CPV), ou Custo de mercadorias vendidas (CMV) representa todos os custos relacionados à fabricação de um produto/mercadoria.
Já o Custo de serviços prestados (CSP) é o cálculo usado em empresas de prestações de serviços.
Lucro Bruto:
Trata-se da diferença entre a receita líquida e os custos de produtos/serviços vendidos.
Despesas com Vendas:
Despesas variáveis relacionadas às vendas, como as comissões de vendedores e até custos pós-venda.
Despesas Administrativas:
Também chamadas de despesas fixas, são todos os gastos necessários para garantir o funcionamento da empresa.
Despesas Financeiras:
Gastos financeiros com juros e multas, importação e exportação e as variações cambiais
Resultado Antes IRPJ CSLL:
É o resultado do cálculo do resultado líquido antes do desconto do IRPJ e CSLL.
Provisões IRPJ E CSLL:
O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são aplicados a todas as empresas e sociedades e ambos impactam sobre o faturamento da empresa.
Resultado Líquido:
O resultado é obtido da subtração dos impostos e taxas do lucro bruto.
É o resultado geral da empresa naquele determinado período, ou seja, se o resultado for negativo – o período resultou em prejuízo, se for positivo – o período resultou em lucro, – se for zero, a empresa está em “ponto de equilíbrio”, isso significa que a empresa não está mal, mas também não está bem.
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Analisando a DRE
Terminando de elaborar o demonstrativo, partimos para a análise, existem dois principais modelos de análise, veja:
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Análise Vertical
Esse tipo de análise é realizada de cima para baixo ou de baixo para cima, através dela é possível identificar o que o plano de contas representa nos resultados, seja na receita ou nas despesas.
O cálculo da Avaliação Vertical consiste em calcular o percentual de cada conta em relação a um valor base.
AV = Conta (ou Plano de contas) /Receita Total x 100
Análise Horizontal
Esse tipo de análise é utilizada para verificar a evolução de cada plano de conta da DRE durante um determinado período (mês, trimestre, semestre, ano).
O cálculo da Análise Horizontal consiste em uma comparação, onde o ano mais antigo é a base e todos os seus valores são equivalentes a 100. Os valores dos anos subsequentes são um percentual desse valor base.
AH = [(Valor atual do Plano de Contas/Valor do Plano de contas no período base) – 1] x 100
Existem diversas planilhas e sistemas de baixo custo, ou até gratuitos para te auxiliar na elaboração e análise da sua DRE de forma simples e ágil. Existem sistemas onde os lançamentos são feitos automaticamente e os sistemas são totalmente integrados, reduzindo assim o custo da sua operação financeira e otimizando o tempo dos seus colaboradores.
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