O que é a Análise de custo empresarial?
A análise de custo é uma avaliação detalhada dos gastos com a produção de bens e serviços durante um período preestabelecido.
É importante lembrar que a análise de custo deve ser considerada no início do negócio e de forma recorrente, ao longo do tempo de atividade da empresa. Isso é essencial para manter a estrutura e saúde financeira do negócio.
Essa é uma avaliação que permite projetar melhorias para a empresa, como economia de tempo, dinheiro e automatização das informações essenciais à manutenção e rendimento da empresa.
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Quais os dados necessários para fazer a análise de custo?
É importante ter desde o início da empresa um balanço das despesas e receitas para as tomadas de decisões:
- Qual é o custeio por absorção com a produção de bens e serviços ofertados pela empresa?
- Qual é a receita financeira que a produção gera?
- Quais as áreas que possuem mais investimento?
Você pode identificar ou classificar segundo o tipo de custo, confira a seguir.
Tipos de custos:
Direto: custos que a empresa tem e possa ter com a produção dos bens e serviços ofertados. No segmento farmacêutico, podemos considerar a matéria-prima utilizada para produzir os medicamentos.
Indiretos: as despesas indiretas dizem respeito à manutenção do negócio, como, por exemplo, os custos com água, energia elétrica, internet, limpeza, etc.
Custos fixos: são custos permanentes que independem da variação na produção ou nas vendas. Como, por exemplo: o aluguel de uma empresa, em que o contrato de locação estabelece um valor fixo por mês com reajustes fixos.
Variáveis: O custo variável vai oscilar conforme o rendimento da empresa no mês. Isso é, se a empresa tem uma demanda maior, ela pode contratar funcionários temporários para suprir a demanda de momento.
Identificou os custos? Chegou a hora de inserir em uma planilha e fazer uma análise assertiva.
Como usar a análise de custo para fazer uma boa gestão?
Para usar a análise de custo e fazer uma boa gestão é preciso cumprir algumas etapas. A mais importante é ter o objetivo para o futuro da empresa preestabelecido.
Além disso, é fundamental cumprir 5 etapas essenciais para ter uma análise assertiva, confira a seguir:
Identificar pontos fortes e fracos da análise de custo é o primeiro passo. Isso é, o que os dados dizem sobre a saúde financeira da empresa? Quais as áreas que precisam de apoio?
Formular uma estratégia chave que vá ao encontro do objetivo principal da empresa é essencial para o resultado positivo.
Estabeleça metas menores que auxiliem no cumprimento da estratégia e do objetivo principal. Alguns indicadores como ABC (Activity Based Cost), Gráfico Gantt e Softwares podem auxiliar nisso.
Quantifique as metas em números que possam ser mensurados no resultado, para identificar se a estratégia e o objetivo estão sendo alcançados.
Refaça a análise de custo mensalmente e monitore o rendimento semanal. Ter avaliação em curtos períodos pode facilitar a identificação de áreas de melhorias que podem ser incluídas nas métricas. Além de auxiliar no direcionamento da empresa.
Como empresa de consultoria imobiliária, precisamos reforçar o quanto o custo de ocupação pode impactar a lucratividade do negócio. Confira alguns fatores que influenciam.
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A análise do custo imobiliário é importante
Estudos indicam que o custo de ocupação imobiliário pode representar o segundo maior custo da empresa. E existem alguns fatores que podem influenciar o custo imobiliário de uma empresa: a publicidade; a localização; e estudos de viabilidade técnica e legal, etc.
A publicidade é um fator que poucas empresas consideram ao escolher o local. Embora seja comum avaliar o fluxo de pessoas que passam em determinada rua ou região, é necessário que a avaliação considere a publicidade que aquele local recebe.
Isso se deve ao fato de que a publicidade do local, pode elevar o custo de ocupação do negócio. Vamos considerar um exemplo lógico: o aluguel mais barato seria na rua Avenida do José Ribas ou na Avenida Paulista?
Para a sua empresa estar localizada nos pontos mais famosos do país, você terá que pagar caro por isso. Embora, dependendo do segmento, pode ser vantajoso.
Já vimos que a localização da empresa está atrelada a publicidade e imagem que aquele local gera para as pessoas. Além disso, o Estudo de Viabilidade Técnica e Legal (EVTL) também pode influenciar a análise de custo.
Ao escolher um local para ser a matriz da sua empresa, é preciso realizar o estudo de viabilidade técnica e legal do local. Pois, a finalidade do negócio pode não atender a área, além de causar custos recorrentes para operar no local.
Entenda como a avaliação mercadológica pode ajudar a sua empresa!
Planilha é ótimo, mas um software é melhor e automatizado!
A planilha atende a pequenas demandas do dia a dia empresarial. Porém, estudos indicam que ter um software é a melhor opção para fazer a análise e monitoramento dos custos.
Além de ser uma ferramenta que gera relatórios e insights para os gestores, ele possui um sistema de automatização. Através desta a automatização em tempo real é possível fazer uma análise mais aproximada da realidade da empresa.
Uma demanda muito comum no cotidiano de uma empresa é fazer a gestão de contratos e centralizar as informações em um só local. Por isso, existem várias ferramentas que atendem essa demanda de forma segmentada.
Você aprendeu como fazer uma análise de custeio baseada em atividades. No nosso texto, sobre Planilha DRE você aprenderá a fazer a melhor avaliação mercadológica do empreendimento. Além disso, você pode acompanhar a lista que fizemos com alguns softwares de gestão de contrato, clicando aqui.
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