Olá, tudo bem? O recibo de pagamento é um comprovante, tanto para o vendedor quanto para o cliente. Ele serve para comprovar que a quantia negociada entre o comprador e o vendedor foi quitada.
É muito importante para empresários, para proteger seus direitos e da empresa, quanto para ter um controle melhor do capital que entra e sai da empresa.
O recibo pode evitar qualquer tipo de desentendimento, como pagamentos não realizados, contestação sobre o recebimento da dívida e erros de duplicação de valores. É muito importante para manter a regularidade e segurança do seu negócio. Confira;
- Quando devo fazer um recibo de pagamento;
- Qual a diferença entre recibo e nota fiscal;
- Quais são os tipos de recibos de pagamento mais comuns;
- Como elaborar um recibo de pagamento.
Boa leitura!
Quando devo fazer um recibo de pagamento
O recibo de pagamento simples é um documento que declara o recebimento e o pagamento de algum valor, e possui valor legal.
O recibo é uma forma de profissionalizar ainda mais seu negócio e mantê-lo mais organizado, pois com ele você pode ter mais controle de tudo que entra e sai do seu caixa. É obrigatória a entrega destes recibos conforme a Lei nº 8.846 de 21 de janeiro de 1994.
Essa lei estabelece que o recibo deve ser entregue a fim de comprovar as operações na declaração de imposto de renda ou de outros proveitos, então você precisa ter um modelo de recibo para entregar também aos seus clientes e para pagamentos realizado para uma pessoa física, que não emite nota fiscal.
+ Quanto você paga de aluguel? Sabia que esse valor muda anualmente?
Qual a diferença entre recibo e nota fiscal
Os documentos possuem finalidades diferentes. O recibo pode ser emitido por profissionais autônomos e liberais para comprovar o recebimento de um valor, já a nota fiscal, é um comprovante de posse de uma mercadoria, que deve incluir a data da compra e os dados do comprador.
O recibo de pagamento serve para controle financeiro e ajuda a evitar problemas com a lei, enquanto a nota fiscal é usada para registrar a compra de uma mercadoria ou prestação de serviço.
+ Real Estate comercial? É com a LocX! Conheça nossos serviços
Quais são os tipos de recibos de pagamento mais comuns
Existem vários modelos e tipos de recibo de pagamento disponíveis, é preciso entender a diferença entre eles para identificar qual é o mais adequado para a sua empresa.
Recibo de pagamento de locação: é um comprovante de pagamento do aluguel de um bem móvel ou imóvel;
Recibo de prestação de serviços simples: é o mais simples, onde consta o que que foi contratado e adquirido por meio do pagamento de um valor.
Recibo de salário: deve incluir o valor bruto e o pagamento líquido com os devidos descontos de impostos, além da função e serviços prestados referentes ao mês em que o pagamento foi efetuado;
Recibo de pagamento de parte da dívida: quando se quita uma parte da dívida, o credor tem a obrigação de emitir um recibo de pagamento;
Recibo de Pagamento Autônomo (RPA): parecido com a nota fiscal, serve para formalizar a prestação de serviços de um profissional autônomo, que não possui um CNPJ;
Recibo de pagamento de empregado(a) doméstico(a): detalha o salário bruto e o valor líquido pago ao profissional de limpeza residencial ou empresarial Deve ser emitido em 2 cópias, sendo uma para o empregador e outra para o empregado;
Recibo de pagamento complementar: este tipo de recibo é usado como complemento, para acréscimo do valor combinado anteriormente;
Recibo de pagamento de mão de obra: serve para comprovar o pagamento aos prestadores de serviço de natureza manual;
Recibo de quitação antecipada: serve para comprovar que a parte devedora encerrou o pagamento das parcelas antes do vencimento;
Recibo de pagamento de entrada: serve para comprovar o pagamento da entrada de um negócio realizado à prestações.
+ Quanto vale o seu imóvel? A avaliação de imóveis garante que o valor seja justo
Como elaborar um recibo de pagamento
Existem diversos recibos que se podem encontrar à venda e também gratuitos na internet. Mas elaborar um recibo não é uma tarefa complicada. Veja o passo a passo:
- Dê um nome ao documento
Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
- Descreva o recebimento
Eu, (nome da pessoa que recebeu), registro que recebi de (nome da empresa ou pessoa que fez o pagamento) o valor de (quantia paga), pelos serviços prestados de (descreva a tarefa realizada).
Esse é apenas um exemplo de como você pode elaborar seu recibo, é válido que você faça adaptações nas descrições, de acordo com o seu objetivo.
- Valores em números e por extenso
Para sua segurança e de quem está recebendo é importante que os valores sejam escritos em número e por extenso — por exemplo, R$400,00 (quatrocentos reais).
- Local, data e assinatura
Para que o recibo fique completo, é necessário datá-lo , colocar o local que o serviço foi prestado com a cidade e o estado, além do espaço para assinatura e abaixo coloque o nome completo da pessoa que recebeu o pagamento, com seu CPF.
O recibo de pagamento é muito importante para que as empresas mantenham sua organização financeira em dia, e também a prestação de contas.
Gostou da leitura? Compartilhe!