O que é um modelo de procuração de imóvel?
Um modelo de procuração de imóvel é um documento legal que autoriza uma pessoa (o procurador) a agir em nome do proprietário de um imóvel em questões relacionadas à propriedade.
Essa procuração deve ser feita por escrito e assinada pelo proprietário. Em que fica especificado a concessão de poderes legais ao procurador para representá-lo em todas as questões relacionadas ao imóvel.
As informações a seguir buscam oferecer dicas para evitar a evicção legal ao transmitir posse perante as repartições públicas. Além disso, insights e precauções necessários ao fiel cumprimento das obrigações.
Leasing - entenda mais sobre essa linha de crédito no mercado imobiliário
Quando utilizar um modelo de procuração de imóvel?
Algumas das situações em que um modelo de procuração de imóvel pode ser utilizado incluem:
- Quando o proprietário do imóvel não puder comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis para assinar a escritura de transferência de propriedade. Nesse caso, ele precisa designar um procurador para fazê-lo em seu nome.
- Quando o proprietário do imóvel estiver fora do país ou em outra localidade distante. Ele vai precisar que alguém represente seus interesses em assuntos relacionados à propriedade.
- Quando o proprietário do imóvel estiver incapacitado ou impedido de tomar decisões em relação ao imóvel por algum motivo.
- Quando o proprietário do imóvel precisar realizar alguma transação financeira relacionada à propriedade. A obtenção de um empréstimo com garantia do imóvel é bem comum. Por isso, é preciso conceder poderes ao seu procurador para aceitar e assinar contratos e documentos em seu nome.
Em geral, a procuração visa garantir que os interesses do proprietário do imóvel sejam protegidos em todas as questões relacionadas à propriedade.
O modelo precisa ser elaborado com cuidado e de acordo com as normas legais e jurídicas. E, que o procurador nomeado, seja uma pessoa confiável e capaz de representar os interesses do proprietário com competência.
Contrato de comodato - Empréstimo gratuito de bens, vale a pena ou não?
Exemplo de modelo de procuração de imóvel
Eu, [seu nome completo], [local de nascimento], [estado civil], [profissão], portador(a) da carteira de identidade nº [número do RG] e CPF nº [número do CPF], residente e habitante no [seu endereço completo].
Nomeio e constituo como meu procurador(a) o(a) Sr(a). [nome completo do procurador(a)], [local de nascimento], [estado civil], [profissão], portador(a) da carteira de identidade nº [número do RG] e CPF nº [número do CPF], residente e habitante no [endereço completo do procurador(a)].
Para representar-me junto ao Cartório de Registro de Imóveis, na cidade de [cidade]. Além de praticar todos os atos necessários relativos ao imóvel de minha propriedade, localizado na [endereço completo do imóvel], especialmente para:
- Assinar escritura de compra e venda do imóvel, bem como efetuar o pagamento e receber o valor correspondente;
- Receber e assinar a escritura de transferência do imóvel para meu nome;
- Requerer averbação de construções e benfeitorias no imóvel;
- Assinar e requerer a liberação de hipoteca, se houver;
- Praticar os demais atos necessários ao perfeito cumprimento do presente mandato.
Declaro que o(a) referido(a) procurador(a) tem amplos poderes para representar-me em todas as questões relacionadas ao imóvel acima referido. Com plena capacidade para praticar todos os atos necessários, inclusive substabelecer esta procuração, no todo ou em parte, a terceiros.
[Local], [Data]
[Modelo] Contrato de aluguel comercial e 5 dicas de sucesso
Como registrar uma procuração de imóvel?
Para registrar uma procuração de imóvel, o primeiro passo é elaborar o documento de procuração. Ele deve ser feito por escrito e assinado pelo proprietário do imóvel, e estar de acordo com a lei.
Esse documento deve conter informações como: os nomes completos e os números de identificação do proprietário e do procurador. Além da finalidade da procuração e os poderes concedidos ao, bastante procurador, para agir em nome do proprietário.
Com o documento de procuração pronto, o próximo passo é comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado. É importante levar o documento de identificação do proprietário e do procurador, bem como o comprovante de propriedade do imóvel.
No cartório de notas, será necessário preencher um formulário de registro de procuração pública, apresentando todas as informações necessárias do documento. Além disso, é preciso pagar as taxas de registro, que variam segundo a região e o valor do imóvel.
Após o pagamento das taxas, o cartório fará a análise do documento de procuração. Objetivo é verificar se está em conformidade com a legislação e se os poderes concedidos ao procurador são suficientes para a finalidade pretendida.
Caso tudo esteja em ordem, o registro será efetuado e o proprietário receberá um comprovante de registro da procuração.
O registro de procuração de imóvel é um procedimento legal que garante a validade da procuração e dos poderes concedidos ao procurador. Sem o registro, a procuração pode ser considerada inválida e os atos realizados pelo procurador podem ser questionados judicialmente.
[Baixar] Contrato de aluguel: o que é, como fazer e 4 dicas
Dicas de como evitar golpes com procurações de imóveis
Infelizmente, existem muitos golpes que envolvem a utilização de procurações de imóveis. Confira as dicas para ficar atento, tomar medidas de precaução e evitar cair em golpes com procurações de imóveis incluem:
- Verificar a autenticidade do documento de procuração: verifique a autenticidade do documento e seu registro em cartório antes de realizar qualquer transação. Caso contrário, pode ser um sinal de que se trata de um golpe.
- Verificar a identidade do procurador: é fundamental que se verifique a identidade do procurador que está agindo em nome do proprietário do imóvel. Além de cobrar a apresentação de documentos de identificação válidos e fazer uma pesquisa na internet para verificar a credibilidade do procurador.
- Verificar a legitimidade da transação: faça sempre que uma transação envolvendo a procuração de imóvel parecer suspeita ou incomum. Essa checagem pode ser feita em Cartórios de Registro de Imóveis e na Receita Federal.
- Não fornecer informações pessoais ou financeiras: apenas o seu procurador deve ter acesso às informações pessoais ou financeiras. Solicitar esses dados em nome do proprietário do imóvel, pode ser um sinal de que se trata de um golpe.
- Ter cautela ao realizar transações pela internet: é importante ter cautela ao realizar transações pela internet envolvendo procurações de imóveis. Certifique-se de que o site é seguro e que as informações pessoais e financeiras não serão compartilhadas com terceiros sem autorização.
Seguindo essas dicas, você evita cair em golpes com procurações de imóveis. Além de garantir que seus direitos sejam protegidos em todas as transações relacionadas à propriedade.
Vale relembrar o cuidado na elaboração da procuração e no processo de registro. Além disso, é importante escolher um procurador de confiança e capaz de representar seus interesses com competência .
Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe!