Esse conteúdo é para você que precisa organizar as informações referentes ao aluguel, como, dados dos locadores, dos imóveis, contrato, pagamentos e informações extras.
Vamos descobrir como a planilha pode te ajudar?
O que é uma planilha de controle de aluguel?
Uma planilha de aluguel é uma tabela com informações referentes ao contrato de locação, que permite acompanhar o fluxo de caixa e de vencimentos de vários contratos.
A planilha de locação pode variar de acordo com o interesse de cada cliente e a área de atuação. Por exemplo, existem planilhas para a gestão de imóveis comerciais e existem planilhas voltadas para o segmento residencial.
Confira algumas informações que precisam estar presentes na planilha:
1. Dados dos locatários
- Nome completo;
- Documentos de identificação, como RG e CPF;
- Estado civil;
- Função ou profissão;
- Meios de contato, como WhatsApp, telefone e e-mail;
- Contatos de referências pessoais.
2. Dados dos imóveis alugados
- Tipo de imóvel:
- Residencial – casa, apartamento, kitnet, etc;
- Comercial – loja, galpão, garagem, etc.
- Endereço completo (CEP, rua, n° do apartamento e bloco);
- Área da propriedade e quantidade de cômodos;
- Outras especificações (mobília; pintura; eletrodomésticos, etc);
- Identificação do locatário do imóvel.
3. Dados de cada contrato de locação
- Data de início e término do contrato de locação;
- Valor do aluguel;
- Valor do IPTU e do condomínio;
- Data de vencimento do aluguel;
- Forma de cobrança.
4. Dados dos pagamentos dos aluguéis
- Forma de pagamento (Débito em conta corrente; pix; dinheiro em espécie, etc);
- Aplicação de reajuste anual (IGP-M, IPCA e IVAR);
- Identificação da forma de cobrança de juros.
5. Dados e informações extras
- Qualquer informação que julgar ser relevante para o contrato.
Quem é locador e locatário no contrato de locação?
Como a planilha de locação pode te ajudar?
A planilha de locação pode ajudar a ter uma visão detalhada dos seus imóveis, seja você um proprietário ou um locatário, basta ter mais de um imóvel para alugar ou ser alugado. Além disso, ela busca fornecer um entendimento do rendimento em geral e oferecer insights para melhorias.
O mercado imobiliário mudou, agora o nosso cenário é tecnológico e baseado em dados. Isso acontece porque entendemos os benefícios que a análise de dados pode oferecer e das melhorias significativas que pode gerar.
Hoje em dia é possível ter uma visão completa da propriedade através da realidade virtual, que permite aos inquilinos fazer visitas aos imóveis sem sair de casa. Além disso, é possível analisar o volume de dados financeiros, níveis de vagas, registros de manutenção e muito mais para promover a economia.
A planilha é uma forma simplificada de te ajudar nessas questões, porém, você precisa saber como fazer a gestão de imóveis via planilha.
Quem deve usar a planilha de pagamento do aluguel?
A planilha serve para proprietários, agentes imobiliários e locatários. E está disponível para todos que veem a necessidade de acompanhar os rendimentos.
É comum proprietários de espaços comerciais e residenciais utilizarem pranchetas e cadernetas de papel para verificar as informações de locação dos imóveis, porém, essas são consideradas ferramentas ultrapassadas. É recomendável ter um software de gestão comercial.
Como fazer a gestão [eficiente] dos imóveis via planilha?
Para fazer a gestão de imóveis via planilha é necessário conhecer as métricas do mercado imobiliário, considerando as que influenciam no aluguel.
Alguns requisitos são fundamentais para o sucesso da análise, porém, podem variar de acordo com a planilha e o objetivo dela. Os requisitos fundamentais para qualquer planilha é ter processos organizados e bem estruturados, com todas as informações inseridas.
Planilha gestão comercial de imóveis:
- Retorno caixa sobre caixa = Fluxo de caixa líquido anual / Caixa investido
- Cap rate = NOI (receita operacional líquida antes do pagamento da hipoteca) / valor de mercado da propriedade
- Multiplicador de aluguel bruto = Valor de mercado / Aluguéis anuais brutos
- Rendimento bruto do aluguel = Aluguel anual bruto / Valor de mercado
A planilha de gestão de imóveis comerciais possui métricas específicas para empresas que possuem vários imóveis e não contam com uma equipe especializada em real estate.
Essa planilha pode fornecer insights para o melhor uso dos recursos da empresa, como por exemplo, uma análise do custo de ocupação para certificar que o valor gasto no espaço é justo, ou está acima da tabela de mercado da região.
Planilha gestão residencial de imóveis:
- Pagamento em dia;
- Cobrança de atraso no pagamento;
- Acompanhamento dos valores gastos com a manutenção do imóvel;
- Vencimento de contrato, etc.
A planilha de gestão de imóveis residenciais possui objetivos diferentes da planilha de gestão comercial de imóveis, por isso as métricas são mais simples.
Apesar de ser simples, essa planilha pode ajudar a lembrar de datas de contrato, como por exemplo: a data de término do contrato, o dia de pagamento do aluguel e valor a ser pago, etc.
Como usar a planilha de gestão de imóveis [passo a passo]
Disponibilizamos o link para você ter acesso à planilha para gestão de imóveis comerciais e residenciais. Agora, vamos explicar como baixar e utilizar as planilhas:
1° Passo: Baixar a planilha;
2° Passo: Ler a aba de instruções de cada planilha, uma vez que cada uma tem objetivos e funções diferentes de análise e relatórios.
3° Passo: Em caso de dúvida, entre em contato com um dos nossos consultores.
Fácil, né? Agora é só desfrutar dos benefícios que uma planilha de gestão de imóveis pode proporcionar para a sua vida!
Gostou da nossa planilha para gestão de imóveis residenciais? Confira a planilha de custo de ocupação, aqui!
A planilha ajuda, mas não é o bastante. Tenha um software!
É possível fazer a gestão de imóveis através de uma planilha, mas a partir de determinado momento, fica difícil continuar só com a planilha.
É importante lembrar que embora seja uma ótima ferramenta, ela tem suas limitações, como produzir alertas, atualizações e automação. Esses problemas podem ser solucionados com o software de gestão, o LocXRE.
Mesmo tendo o software completo para a gestão de imóveis, disponibilizamos a planilha para você compreender como é importante acompanhar as métricas por fora e checar se os resultados estão de acordo com a ferramenta de automação. É uma garantia que o resultado funciona!
Gostou do conteúdo?
Compartilhe!