Qual é o melhor índice para reajustar o aluguel em 2023?
Em nosso artigo, Reajuste de aluguel - Entenda os índices e como calcular o seu, você aprendeu sobre os índices e como fazer o cálculo. Agora, vamos descobrir qual é o melhor índice para o ano de 2023?
As expectativas para o mercado imobiliário são positivas para este ano que se inicia, segundo André Braz, Coordenador dos Índices de Preços “A última edição do IGP-M de 2022 demonstra aceleração dos preços de alimentos importantes ao produtor e ao consumidor”, o que pode ser um diferencial na hora de reajustar o aluguel.
Antes de saber qual é o melhor índice, é importante relembrar o que cada um significa e como ele impacta no aluguel.
IGP-M: o que é e como é calculado?
O IGP-M é o Índice Geral de Preços de Mercado, ele oferece uma margem para reajustar o aluguel, considerando o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
É calculado entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de referência.
Em um balanço geral de 2022, o índice acumulou uma alta de 4,99%, em um período de 12 meses (sem o período de dezembro). Isso significa que houve um aumento dos índices básicos de medição.
IPCA: o que é e como é calculado?
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é responsável por medir a inflação de produtos e serviços de consumo pessoal por famílias, no varejo. Considera-se alguns quesitos importantes, como por exemplo: alimentação, habitação, vestuário e transportes, etc.
No balanço de 2022, o índice acumulou uma alta de 5,13%, em um período de 12 meses, de 5,90%. Isso significa que houve um aumento, dentre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em novembro.E o acumulado do IPCA no de 2022 ficou em 6,47%.
IVAR: o que é e como é calculado?
IVAR é o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais responsável por calcular os reajustes nos valores de aluguel residencial das cidades: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP).
O valor atual do IVAR é 10,28%, que representa o acumulado do índice nos últimos 12 meses, de dez/2021 a nov/2022. Por ser um indicador novo a base de dados ainda é pequena, tendo os valores acumulados no ano de 2021 e 2022.
- Em 2021 foi de -0,61%;
- Em 2022 é de 10,28% (Atualizado em 07 de dezembro de 2022).
Fonte: FGV (Fundação Getúlio Vargas)
Agora que você descobriu os melhores índices de reajuste de aluguel, está na hora de saber qual índice é o mais rentável!
O melhor índice para reajustar o aluguel em 2023
A criação do IVAR gerou uma indecisão natural nos locadores e locatários de imóveis que já estavam acostumados a fazer o reajuste com IGP-M e IPCA. Situação compreensiva, considerando que não existe uma lei que regulamenta qual índice usar.
Através dessa tabela, é possível perceber as diferenças entre as bases de cálculo dos três índices, assim como seus valores históricos acumulados nos últimos anos.
Por isso, é importante analisar os indicadores dos últimos anos e meses, para comparar qual seria o valor de reajuste de aluguel de acordo com cada índice.
Comparando o IPCA, IGP-M e IVAR do ano de 2022 e dos anos anteriores, o melhor índice para reajustar o aluguel em 2023, é o IGP-M.
O IGP-M é o melhor indicador para reajustar o aluguel em janeiro de 2023, pois, fechou o ano de 2022 em com o percentual mais baixo, isso significa que foi possível renegociar o aluguel e fazer uma economia, mesmo com o cenário econômico atual do país.
Porém, não podemos considerar que esses valores podem alterar com o passar dos dias, por isso, é importante sempre acompanhar os indicadores. Além disso, é possível que com o passar do tempo surja um novo indicador com a função de medir a variação do aluguel comercial. Com isso, índices como o IGPM e IPCA podem deixar de ser referência para o mercado imobiliário.
Saiba qual será o valor do aluguel de acordo com cada índice de reajuste. Calcule agora o seu desconto!
Qual será o aumento no aluguel em 2023?
Para calcular o valor do aluguel em 2023, é necessário utilizar a calculadora de reajuste que atualiza em tempo real o valor de reajuste de cada índice.
Confira a calculadora de reajuste de aluguel:
Esteja atento aos índices de final de ano, eles fazem toda a diferença no valor do aluguel de janeiro de 2023.
Além disso, podem gerar economia, através da renegociação do aluguel, ou promover melhorias para a empresa a partir da implementação de serviços de BPO Financeiro, como por exemplo auxílio para fazer a gestão de imóveis comerciais.
O valor é justo? Confira como fazer uma avaliação mercadológica!
Dicas de como negociar o aluguel:
Ter um bom relacionamento com a vizinhança pode te ajudar a economizar, acredite! Uma das dicas mais importantes para economizar no aluguel, é sondar e comparar o preço com a vizinhança. Assim, saberá se o custo de ocupação da região está na média ou mesma proporção que o seu custo.
Selecionamos mais 4 dicas para negociar o seu aluguel e fazer economia em 2023!
- Sempre tenha um balanço que comprove o valor anual do aluguel, é uma forma de garantir que o reajuste aplicado pode estar além do valor de tabela.
- Mantenha o imóvel nas adequações do contrato. Cuidar dele ajuda a ter um bom argumento ao negociar o aluguel, já que um bom pagador e que zela pelo imóvel é sempre bem recompensado.
- Tem dinheiro e quer investir? O aluguel é também uma opção. Saiba como economizar ao pagar os meses de contrato de forma adiantada.
- Tenha bons argumentos e apresente indicadores de reajuste do aluguel ao proprietário. Essa é uma forma de garantir uma negociação justa.
Gostou da leitura? Compartilhe!