Olá, tudo bem? Imagine ter 1000 imóveis e ter que gerir todos os contratos, lidar com índices de reajuste, contatar locador, fazer os pagamentos, é necessário profissionalismo e estratégia para lidar com tudo isso.
Com um desafio como esse, é interessante que as empresas busquem as metodologias de gestão imobiliária corporativa, um setor próprio na empresa ou uma terceirização.
Aqui, você vai entender um pouco mais sobre o papel de uma gestão de imóveis no mercado corporativo, a importância da organização e as melhores práticas para uma boa gestão. Veja sobre:
- O que são imóveis corporativos?
- Gestão de imóveis corporativos, como funciona?
- Os desafios da gestão de imóveis;
- Benefícios de uma boa gestão;
- A tecnologia na gestão de imóveis corporativos.
Boa leitura!
O que são imóveis corporativos?
Para entendermos sobre a gestão dos imóveis corporativos, primeiro é necessário entender o que eles representam e os perfis dos imóveis usados por uma empresa para seus próprios fins operacionais e estratégicos (sede administrativa, pontos comerciais, fábricas e outros).
Esses imóveis são responsáveis por proporcionar um ambiente produtivo para abrigar funcionários, fabricar e distribuir produtos e prestar serviços ao mercado.
Eles incluem diversos tipos de propriedades, terrenos e edifícios, como:
Escritórios, fábricas, sedes corporativas, centros de distribuição, lojas de varejo, hotéis, galpões e outros.
Gestão de imóveis corporativos, como funciona?
Quando uma empresa aluga, compra ou constrói um imóvel ele passa a fazer parte dos ativos da empresa. Esses ativos geram custos - os chamados custos de ocupação - e esses imóveis precisam ser gerenciados e controlados para que a empresa não perca dinheiro.
Buscando o sucesso da empresa, a gestão de imóveis controla os ativos imobiliários sejam próprios ou locados, cuidando de:
- Contratos e seus prazos;
- Garantias;
- Documentos e societários com seus respectivos registros;
- Licenças e procedimentos administrativos/imobiliários que possam estar pendentes;
- Além do financeiro recente aos imóveis.
Os ativos imobiliários representam o 2° maior custo fixo das empresas, sendo assim, um dos maiores objetivos da gestão é a redução de custos, os demais pontos envolvidos no processo são adaptáveis, atendendo as necessidades demandadas por cada empresa.
Durante a pandemia do Covid-19 foi possível perceber ainda mais, a importância da gestão de imóveis para as corporações. A instabilidade do mercado, a dificuldade de sair de casa para contatar o locador e fazer novos negócios, nada disso foi problema pra quem usa esse serviço.
+Terceirização de processos de gestão imobiliária? Conheça o Secondment
Os desafios da gestão de imóveis
Como em todo mercado, existem desafios a serem superados, na gestão imobiliária podemos citar:
- Perdas de prazo: é comum que muitos percam os prazos de renovação dos contratos;
- Troca de fiador: muitos não possuem garantia;
- Custo de ocupação alto: muitas empresas estão com o custo de ocupação alto de mais;
- Janelas renovatórias: muitas empresas estão com os contratos já nas mãos da justiça;
- Captação de imóveis: a busca do imóvel ideal pode ser cansativa e difícil;
- Vigência de contratos: alguns não cumprem as obrigações e não sabem dos seus direitos firmados no contrato;
- Resistência à inovação: mesmo que a tecnologia esteja ai para ajudar, ainda existem aqueles que tem uma certa resistência.
E outros.
Benefícios de uma boa gestão
Os desafios são solucionados e dão origem aos resultados esperados: os benefícios, afinal é por eles que a empresa busca adotar a gestão de imóveis:
- Redução de custos: com uma gestão que entende os valores do mercado, os índices e porcentagens envolvidas, há casos de empresas que obtiveram anualmente um custo evitado de quase dois milhões.
- Maior controle e organização: com um setor especializado atuando no gerenciamento dos imóveis, a empresa pode se preocupar menos, e a “casa” se mantém em ordem mais facilmente.
- Garantia e segurança sobre aquele imóvel: com uma gestão assertiva cuidando dos ativos imobiliários da empresa, existe uma maior segurança nos contratos, visto que os profissionais de gestão entendem o que é necessário para ter sucesso com seus imóveis.
+ Muitos imóveis? Saiba a importância da gestão portfólio imobiliário para sua empresa
A tecnologia na gestão de imóveis corporativos
Atualmente já é possível perceber que a tecnologia vem tomando um espaço crescente em todo tipo de mercado, ela vem para ajudar a simplificar e agilizar a nossa vida.
Utilizar planilhas já é coisa do passado, usar o modelo Kanban para gerir imóveis é a escolha mais assertiva, organização e precisão passam a fazer parte da gestão de imóveis corporativos.
A metodologia ágil também está aí para entender as demandas e realizar tudo com agilidade e eficiência partindo da premissa de que tempo é dinheiro.
A combinação dessas atividades com a tecnologia é caminho certo para alcançar os benefícios da gestão de imóveis corporativos, porém, ainda existem aqueles que resistem a essas inovações, uma pena, pois a tecnologia contribui tanto para a imobiliária quanto para os locadores e locatários.
Sabe aquela corrida cansativa de ir de imóvel por imóvel até encontrar o ideal? Então, com o uso da tecnologia é possível verificar antes, do conforto do seu sofá, assim você simplifica sua carteira de possibilidades e otimiza o seu tempo.
Sabe quando você está muito ocupado e não consegue passar na imobiliária para assinar algum contrato, um aditivo, seja o que for? Então, para isso existe a assinatura eletrônica, sendo um recurso ágil, menos burocrático e com validade jurídica.
A LocX já usa a tecnologia a favor dos clientes, auxiliando na escolha de imóveis, utilizando assinaturas eletrônicas e com uma plataforma de gestão de imóveis criada por nós para ajudar as empresas a gerirem seus contratos imobiliários, de forma mais organizada e ágil, a LocXRE, assim conseguimos abandonar aqueles métodos ultrapassados de gestão.
Gostou do artigo? Compartilhe!