Olá, tudo bem?
A localização da sua empresa é uma decisão muito importante, afinal o local deve atender as estratégias da empresa e também as necessidades do cliente.
Além disso, a escolha do ponto comercial é fator fundamental para crescimento do negócio, por isso a estratégia de ocupação é essencial, neste post trouxemos alguns pontos importantes que você precisa saber sobre esse método:
- Localização do negócio: por que é importante;
- Plano de negócios: tudo que é necessário avaliar;
- Avaliação mercadológica;
- Conclusão.
Aproveite a leitura!
Localização do negócio: por que é importante?
Não é recomendável sair por aí alugando ou construindo no primeiro local disponível que se você encontrar, é necessário fazer uma pesquisa para conhecer as opções de espaço que possam se tornar o seu ponto ideal.
É comum que esses espaços nem sempre estejam para alugar, você pode encontrar um ponto excelente para seu negócio e o proprietário não queira ceder o imóvel, aí entra a negociação feita por um profissional, para tentar locar o imóvel.
A ambientação e a localização do negócio são fatores que garantem o sucesso. Tanto ao que se refere para os funcionários quanto para os clientes. Para garantir de fato esse sucesso é importante considerar alguns fatores como:
Plano de negócios
O primeiro ponto na escolha da localização, é ter um plano de negócios definindo suas necessidades e estratégias. A partir daí, será possível verificar se os locais têm o espaço necessário, se atendem o valor estipulado que sua empresa pode gastar, se está numa área ideal para o seu segmento, entre outras coisas.
Por exemplo, se for uma loja:
- Tem estrutura para suportar o que eu preciso abrigar?
- O espaço é adequado para quantas pessoas?
- O acesso é fácil?
- Ter um projeto com suas necessidades pode te ajudar a tomar a melhor decisão.
É importante frisar que as necessidades e estratégias variam de empresa para empresa.
Avalie os contratos e as condições de pagamento
Antes de tomar qualquer decisão, pesquise os preços de mercado, as condições de pagamento do aluguel ou compra, taxas de reajuste, multas, leia o contrato e todas as suas cláusulas para garantir que não terá um empecilho futuramente.
Concorrente ao lado
Se caso o seu local ideal esteja perto de um concorrente, não se preocupe, pode até ser uma boa ideia, pois pode te ajudar a atrair mais consumidores do que você vende.
Infraestrutura do local
Em algum momento seu negócio pode crescer e sua locação deve estar preparada para receber essa expansão caso você ainda não tenha decidido por buscar mais locais
Então é muito interessante realizar um estudo detalhado sobre a infraestrutura do local a ser escolhido.
Acessibilidade
Os clientes ou funcionários precisam de um bom acesso ao seu negócio, se eles vão de automóvel, você deve oferecer um estacionamento próximo. Para os pedestres, é necessário avaliar as condições das calçadas, faixas e sinalizações de trânsito. Com essas avaliações você vai estar favorecendo o fluxo de pessoas, mercadorias e fornecedores.
Essa ideia está relacionada à importância da localização na expansão do negócio. Quem está pensando no futuro deve posicionar sua marca em um local preparado para suportar um grande fluxo de clientes, de modo que não ocorram consequências para o meio ambiente e a sociedade em sua volta.
Possibilidade de ampliação, ponto que atende em tempo curto.
Quando se abre um negócio a intenção é prosperar e crescer, pensando nisso, é importante que ao escolher seu imóvel, considere a possibilidade de ampliar naquele ponto, se é possível construir no local, se tem espaço para expansão.
Avaliação mercadológica
A Avaliação Mercadológica de um Imóvel serve para se definir com precisão o valor de um imóvel e assim por fim a conflitos sobre o preço de um bem.
Para aqueles que estão para efetuar alguma transação imobiliária como compra, venda ou aluguel de imóvel e possuem a necessidade de eliminar discrepâncias no valor real do bem para que possam realizar um negócio justo e sem perdas é recomendado que façam uma avaliação mercadológica. Empresas que necessitam da comprovação e avaliação patrimonial como por exemplo em processos de fusões, cisões, ou incorporações.
A estratégia de ocupação deve ser levada a sério, visto que a localização do negócio pode ser um ponto crucial para o sucesso da empresa.
Conclusão
Ao buscar uma locação, seja para abertura, ampliação, novas sedes, depósitos para estoque ou outros, é muito importante considerar todas as necessidades e estratégias da sua empresa, elas devem estender-se os clientes, funcionários e demais colaboradores.
Para isso é essencial a elaboração de um plano de negócios, que deve avaliar a localização pela: infraestrutura, acessibilidade, público-alvo, transporte, possibilidade de ampliação e demais demandas da sua empresa.
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