A segurança deve ser um requisito primordial para manter o pleno funcionamento de uma empresa, estabelecimento ou evento. Por isso existem algumas licenças, vistorias e alvarás para garantir que os procedimentos corretos sejam cumpridos.
O alvará de funcionamento deve ser emitido para a abertura e execução das atividades do negócio. O AVCB é uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros, e deve-se ter muita atenção ao que é exigido.
Preparamos este artigo com todas as informações necessárias para que você possa garantir o seu AVCB, confira a seguir!
O que é AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento legal que certifica o cumprimento de todas as exigências de segurança e combate a incêndio e pânico da edificação.
Se o responsável pelo empreendimento não possuir o auto de vistoria ou ter o documento vencido, ele pode responder criminalmente. Além de pagar uma multa que pode variar conforme a gravidade da situação.
O AVCB é elaborado a partir do Projeto Técnico Simplificado (PTS) ou Projeto Técnico (PT), confirmado através da vistoria do Corpo de Bombeiros do estado.
+ Alvará de funcionamento: Já tem todos os documentos necessários para abrir seu negócio?
Como obter o AVCB
Para solicitá-lo você deve ir ao SAT – Serviços de Atividade Técnicas do Corpo de Bombeiros da sua cidade, com a documentação que comprove a área total construída da sua edificação.
A guia do IPTU, o contrato de locação e documentos com dados da edificação (CNPJ ou CPF, nome fantasia ou razão social) podem ser utilizados para a comprovação da área.
Existem algumas diferenças entre a solicitação do AVCB para áreas construídas de tamanhos inferiores ou superiores a 150 m².
- Áreas inferiores a 150 m²: preencher a guia de requerimento de vistoria, e assim receber um boleto bancário referente à taxa de vistoria. Após a baixa do pagamento constar no sistema, a solicitação é direcionada para a Seção de Vistoria.
- Áreas superiores a 150 m²: desenvolver o projeto de proteção contra incêndio e pânico para ser analisado pela SAT. O projeto precisa ser elaborado por um profissional habilitado.
Após ter o projeto e a documentação exigida para a vistoria, restará preencher a guia de requerimento e retirar o boleto bancário da taxa. Após o pagamento, a solicitação será encaminhada para a Seção de Vistoria.
Edificações em construção, reforma, ampliação, regularização e transferência de ocupação são obrigadas a ter a documentação em dia. Somente edificações unifamiliares não precisam solicitá-lo.
+ Recibo de pagamento: mantenha seus comprovantes de compra e venda para evitar contradições futuras
Vistoria do corpo de Bombeiros
A vistoria é realizada para a verificação de possíveis correções e validação das informações para a emissão do AVCB.
As exigências do Corpo de Bombeiros para a emissão podem variar conforme o estabelecimento, localidade e utilização do ambiente. As principais exigências normalmente são:
- Alarme de incêndio;
- Extintores;
- Iluminação de emergência;
- Sinalização de emergência
- Rota de fuga e saída de emergência;
- Brigada de incêndio com o treinamento atualizado.
+ Desmobilização: se desvincule de seus ativos de forma segura e evite problemas futuros
Validade do AVCB
A validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros varia de um estado para outro. Em alguns estados, a validade da AVCB pode variar de um a cinco anos.
Se a empresa mantiver todas as exigências contra incêndio e pânico regulares, a AVCB pode ter validade de 3 anos para locais de reunião de público e 5 anos para as demais ocupações.
Como funciona a renovação do AVCB
Assim que o documento estiver próximo do vencimento deve-se atentar a renovação de AVCB, pois é uma obrigação da empresa.
Além disso, se o espaço passar por construção, reforma, ampliação, regularização ou transferência de ocupação, será necessário solicitar uma nova vistoria, em que será avaliado a necessidade de adequações ou acréscimos na segurança do local.
O processo de renovação do AVCB também varia de um estado para outro e por isso é necessário consultar como é feita a solicitação no seu estado.
Em contratos de locação comercial é comum ter cláusulas especiais entre o proprietário e locatário, em que fica identificada a responsabilidade pelo uso da edificação, confira:
- O perfeito funcionamento das medidas de segurança contra incêndio e pânico;
- As características e as atividades previstas para o funcionamento da edificação no processo aprovado.
Será emitido um Laudo Técnico de Segurança atestando que a mesma possui condições para Renovação do AVCB ou não.
+ Reajuste de aluguel: IPCA ou IGPM, qual índice devo usar?
Importância do AVCB para sua empresa
A segurança de um estabelecimento deve estar sempre em primeiro lugar. O AVCB garante o funcionamento do seu negócio.
Se houver incêndio nas instalações da sua empresa e você não possuir o AVCB ou não atender às regras do Corpo de Bombeiros, você será penalizado. A principal penalidade é advertência escrita na primeira vistoria quando se constata a falta do AVCB.
Após a notificação escrita das irregularidades, é estipulado um prazo de 180 dias para que o local fique adequado às exigências da lei. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 180 dias.
Agora que você aprendeu tudo sobre AVCB, é hora de regularizar o documento.
Confira como podemos auxiliar você nesse processo!
Gostou do artigo? Compartilhe!